8 DICAS PARA QUEM VAI CASAR E ESTÁ PROCURANDO IMÓVEL

8 DICAS PARA QUEM VAI CASAR E ESTÁ PROCURANDO IMÓVEL

Ter um lar para dividir com a sua cara-metade é um sonho para qualquer casal. A compra da casa própria é o ponto de partida para a maioria das pessoas que pretendem se casar e começar uma vida conjunta. Porém, o que pode ser uma importante conquista para o novo casal pode se transformar em muita dor de cabeça, se tudo não for realizado com o planejamento certo.

Para ajudar você a realizar esse sonho, preparamos esse guia simples e prático, com 8 dicas para quem quer casar e está procurando imóvel. Confira!

PROCURANDO IMÓVEL ANTES DO CASAMENTO: O QUE AVALIAR?

Se você está procurando imóvel para se mudar após o casamento, é importante se planejar bem e conhecer todos os aspectos da moradia – desde características como localização e tamanho até as condições de financiamento e pagamento. Confira nossas dicas para saber como encontrar o imóvel certo para sua nova vida a dois:



  1. Definam exatamente o que o casal quer


Antes de tudo, os noivos precisam fazer uma lista de prioridades levando em conta não só o presente, mas também o futuro. Perguntem-se de quanto espaço precisarão. Quantos cômodos e  vagas de garagens serão necessários? Qual a faixa de preço? A localização é boa para ambos?

Se optarem pela compra, o importante é considerar um imóvel que sirva bem tanto ao casal quanto aos futuros integrantes da família. O aluguel pode ser interessante por um curto período de tempo, se o casal ainda não tiver uma vida estabilizada e quiser ter mais liberdade antes de assumir qualquer compromisso.

  1. Determinem uma data para a mudança


Também é importante estabelecer um prazo para a mudança. Quando o casal se mudará para a casa nova? É possível esperar? A compra dependerá da expectativa: se o planejamento for feito com antecedência e faltar muito tempo até o casamento, por exemplo, comprar um imóvel na planta é a melhor opção.

  1. Escolham bem a localização do imóvel


É fundamental optar por um local que atenda às necessidades da família – mesmo que ter filhos seja apenas um plano. Confira se existem boas escolas e hospitais por perto, opções de lazer, diversão e demais serviços básicos. Descubra também se as condições de mobilidade e segurança do local satisfazem as expectativas da sua família.

  1. Preparem-se bem financeiramente


O ideal é o casal já ter suas finanças todas organizadas antes de qualquer escolha, com receitas, despesas e demais gastos todos planejados. Só assim será possível decidir o capital disponível para custear o imóvel sem prejudicar o orçamento familiar. Recomenda-se que esse valor nunca ultrapasse 30% da renda familiar. Se a opção for por um financiamento, não esqueçam de simular como ficarão os juros e as parcelas.

  1. Reservem economias


No caso de uma compra, quanto maior o valor pago como entrada, menor será o financiamento – o que pode resultar em menos parcelas e, consequentemente, menos juros. O ideal é juntar as economias até ter pelo menos 30% do valor. Atenção: o FGTS costuma ser boa fonte de renda para ajudar na compra do seu imóvel.

AFavorita Novela GIF - AFavorita Novela Flora GIFs

  1. Atenção aos custos extras


Os gastos com um imóvel não se limitam ao valor do aluguel ou das prestações. Existem outros custos adicionais, como documentação, IPTU, condomínio, seguro, ITBI no caso da compra, etc. O importante é se antecipar e estar preparado não só para esses gastos, mas também para qualquer imprevisto. Além disso, o imóvel pode precisar de reformas ou de uma nova decoração, de acordo com a vontade do casal.

  1. Negocie com empresas de confiança


Para evitar dor de cabeça, procure saber de quem você está comprando o imóvel. Busque por empresas reconhecidas pela qualidade e confiabilidade e se certifique de que a imagem dela no mercado é positiva.

  1. Pesquisem sem pressa


Não se desesperem com a chegada do casamento: tenham calma e planejem com inteligência a compra do futuro lar. Não saiam procurando imóvel com pressa, nem sempre a melhor oportunidade vai surgir logo de cara. O mais indicado é paciência e atenção às oportunidades. A pressa é inimiga da perfeição, e nesse momento o que interessa é garantir que vocês estejam seguros e confortáveis com o imóvel escolhido.



Como diz o ditado: “quem casa quer casa!”

É normal que um casal queira ir logo morar no próprio cantinho após o casamento. Esse entusiasmo, contudo, pode fazer com que os dois ajam por impulso e tomem decisões precipitadas. Por isso, antes de procurar imóvel, o certo é analisar calmamente a situação e se planejar com prazos e metas realistas.

Você vai perceber que cumprir essas etapas com calma e planejamento tornará o sonho de um lar bem menos complicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © - Todos os direitos reservados.